Motorista teria ultrapassado o grupo em local proibido e se estressado com reclamações; ninguém ficou ferido no incidente
Grupo de ciclistas profissionais afirma ter sido intimidado por um caminhoneiro durante a última sexta-feira, 24, na rodovia CE-253, em trecho do município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, o motorista teria realizado uma manobra ameaçadora, irritado com as reclamações e jogado o caminhão contra a pista de rolagem, onde estavam as bikes.
Conforme os relatos, o episódio ocorreu por volta das 5 horas, quando o grupo treinava ao nascer do sol para evitar o alto tráfego de veículos. Imagens capturadas por um dos ciclistas mostram o momento em que os homens discutem com o caminhoneiro e logo após precisam sair da pista para não serem atingidos pelo caminhão jogado contra eles.
De acordo com um dos ciclistas, Rafael Ataíde, 41, o motorista já teria feito uma ultrapassagem perigosa minutos antes, passando a menos de 30 centímetros do grupo, quando a distância mínima estabelecida pelo artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é 1,5 metros.
“Isso é um risco que a gente corre diariamente, principalmente a gente que treina e pratica o esporte de performance, que treina diariamente, passa de duas a quatro horas por dia na estrada, sempre de manhã cedo, justamente para pegar o menor tráfego na estrada. Mas isso é nosso cotidiano. Por sorte dessa vez conseguimos registrar por vídeo para que isso sirva de exemplo e que esses motoristas aprendam que essas condutas podem ser penalizadas”, afirma Rafael.
Logo após o ocorrido, os ciclistas se dirigiram à uma delegacia de polícia próxima e registraram Boletim de Ocorrência (BO). Durante a apuração policial, o caminhão foi identificado como parte da frota de uma locadora de Recife, e estava alugado para o motorista em questão.
Procurado pela polícia, o homem teria afirmado em primeiro momento que estava trabalhando em uma rota, e quando questionado sobre a acusação, desligado o telefone.
Fonte de notícias: o povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário