O presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador José Crisóstomo Ibiapina (Zezão) deu uma verdadeira rasteira, ou traço, se preferirem, em alguns dos vereadores da oposição, na sessão de ontem (09), quando foi colocado em votação o Projeto de Lei Orçamentária de autoria do poder executivo municipal.
Foram apresentadas ao projeto 3 emendas, sendo que, destas, o parecer da Comissão de Orçamento acatou somente 2, rejeitando a terceira, de autoria do vereador Gegê Romão, que pretendia reduzir o percentual DO orçamento do qual o prefeito pode realocar de "até 25%", para "10%".
Não satisfeito com a rejeição de sua emenda, o vereador Gegê pediu que a mesma fosse votada em destaque.
Depois de muita conversa e muita discussão, o presidente da mesa, que até então estava se fazendo de bobo, dizendo que estava lendo o regimento para formar opinião, propôs colocar em votação o projeto original e em seguida o parecer da comissão e o destaque.
O projeto e o parecer foram aprovados por unanimidade.
Quando deveria ser votado o destaque, o presidente Zezão, atendendo um pleito formulado pelo vice-presidente da Casa, vereador Paulo Vasconcelos, disse que não poderia colocar o destaque em votação porque o mesmo não fora apresentado em conformidade com o Regimento e deu por encerrada a sessão, deixando os vereadores de oposição, que queriam votar a favor do destaque, chupando o dedo.
Não é possível afirmar se o presidente e o vice-presidente da mesa diretora acordaram a estratégia a ser adotada, mas, que foi engenhosa isso foi, não tem como negar.
A estratégia representou uma derrota para a bancada oposicionista, mas, deve servir de alerta e de exemplo aos vereadores de oposição, em relação às votações futuras.
É bom conhecerem o regimento da Casa em profundidade e colocar suas assessorias para trabalhar, do contrário serão atropelados pelo trator Zezão que deixou até a líder do governo perplexa; pelo menos foi o que deu para ver pela transmissão via internet.
Fonte: Blog do Simon Nobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário