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sexta-feira, 7 de março de 2014

FORTALEZA: "Puxadinho" do aeroporto custará R$ 20 mil por dia














Depois de toda a polêmica que ganhou projeção nacional em torno das obras do Aeroporto Pinto Martins, a Infraero admitiu problemas nas obras, conduzidas pelo consórcio CPM Novo Fortaleza





FOTO: ALEX COSTA




O prazo de entrega do 'puxadinho' para uso é abril deste ano, o que implica o funcionamento já a partir de maio


FOTO: DIVULGAÇÃO





A Infraero informou apenas que os trabalhos de implantação da estrutura temporária não afetarão os voos





Não são apenas os turistas que gastarão muito dinheiro para financiar a estada deles no Ceará durante a Copa do Mundo. Chega a quase R$ 20 mil por dia o custo do "puxadinho" do Aeroporto Internacional Pinto Martins que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já licitou e deve assinar a ordem de serviço durante o início da construção, na próxima segunda-feira (10). O equipamento foi anunciado como plano de emergência por conta do atraso das obras de ampliação do terminal, cuja primeira etapa deveria ter sido entregue em dezembro passado, visando dar suporte ao fluxo de passageiros durante o mundial de futebol.





Orçamento





Orçado inicialmente em R$ 3,5 milhões, após a realização da licitação, o projeto apresentado pela Stand Show Locações e Eventos Ltda fechou o certame com custos estimados em R$ 1,79 milhão para montagem, manutenção por 90 dias e a desmontagem da estrutura. A entrega do 'puxadinho' pronto para uso pela empresa ganhadora da licitação é abril deste ano, o que implica o funcionamento já a partir de maio, dependendo das necessidades do aeroporto de Fortaleza, e desmontagem em julho, após o mundial.





Sem interferir em voos





Procurada, a assessoria da Infraero voltou a afirmar que os trabalhos do 'puxadinho' não deverão interferir nos voos programados para o Pinto Martins, pois o "terminal remoto temporário ficará localizado ao lado do de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves".





Já a Stand Show, quando perguntada sobre os detalhes e de quando realmente as obras serão iniciadas, disse que recebeu a orientação da Infraero para não repassar nenhuma informação à imprensa.





Estrutura





Anunciado tardiamente após o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, classificar a situação do terminal aeroviário de Fortaleza como crítica, a estrutura que dará suporte ao aeroporto deverá ter 1,2 mil metros quadrados com sistema de ar-condicionado, quatro portões de embarque, sanitários (inclusive para deficientes físicos ou de mobilidade reduzida), assento e monitores do Sistema Informativo de Voos.





Serviços





Além disso, serviços como uma cafeteria e uma revisitaria também serão montados. Já o acesso dos passageiros ao 'puxadinho' deverá ser feito a partir do aeroporto atual via ônibus.





Problemas em obras





Depois de toda a polêmica que ganhou projeção nacional em torno das obras do Aeroporto Pinto Martins - por conta da ampliação fazer parte de uma das principais obras do Estado com foco na Copa do Mundo -, a Infraero admitiu problemas nas obras, conduzidas pelo consórcio CPM Novo Fortaleza, e chegou até a substituir o superintendente da empresa no aeroporto da Capital.





Responsável pela condução de investigação no Ministério Público Federal no Ceará, o procurador Alessander Sales ainda solicitou ofício da Infraero sobre o caso, onde a empresa manifestou insatisfação com o consórcio. Procurado, ele afirmou que segue conduzindo análise dos fatos apresentados ao MPF. Em janeiro, logo depois da visita do ministro Moreira Franco, o Diário do Nordeste noticiou com exclusividade a situação das obras, as quais tiveram o quadro de funcionários reduzido em até 65% mesmo depois de o CPM Novo Fortaleza ter sido multado em R$ 1 milhão.





O antigo cronograma de obras do Pinto Martins previa para dezembro último "a ampliação em 51.894 metros quadrados do Terminal de Passageiros no lado leste (em direção à rodovia BR 116), bem como o incremento de 50 balcões de check-in". Já para a outra extremidade do aeroporto, deveria estar finalizado "o pátio de manobras, que será acrescido em 4.797 metros quadrados, o pátio de aeronaves do Terminal de Cargas e a área de equipamentos de rampa".





Armando de Oliveira Lima


Repórter/Diário do Nordeste









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